Ouça ao vivo

Agricultor que preservar água e solo será recompensado

A Prefeitura de Campinas vai oferecer dinheiro aos agricultores que adotarem medidas de conservação da água em propriedades do município. Recompensas não-monetárias, como serviços de assistência técnica, também estão previstas. A intenção da Secretaria do Verde é promover o desenvolvimento sustentável em regiões específicas que ficam a montante dos rios Atibaia e Capivari. O titular da Pasta, Rogério Menezes, classifica a medida como um acordo.

Ele explica que o programa possui uma série de critérios e é direcionado somente aos produtores rurais da cidade que possuam pendências e obrigações, mas que não tenham sido multados ou cometido infrações e crimes ambientais. As regras se aplicam aos locais que ficam em zonas de proteção acima das captações da Sanasa. O objetivo é a reparação ambiental do solo e da água, principalmente depois da crise hídrica que atingiu toda a região de Campinas.

O público-alvo é estimado em 130 agricultores, sendo que 100 seriam contemplados já nessa primeira fase da iniciativa. A adesão pode ser feita pela internet e será confirmada se todos os pré-requisitos forem preenchidos. Depois disso, um projeto personalizado será feito de acordo com as características de cada área rural. A partir disso, medidas conjuntas serão feitas. Os agricultores habilitados poderão receber até R$ 832,425 por hectare ao ano.

Mas além do aporte financeiro, elogiado por ser entendido como uma forma de estímulo ao pequeno produtor, o engenheiro agrônomo e Diretor Regional da Cati, José Augusto Maiorano, ressalta a importância dos serviços especializados. Para ele, como muitos agricultores enfrentam dificuldade para se adequar às exigências legais, a proposta serve para suprir essas necessidades, já que também será oferecida, por exemplo, assistência técnica para preservação.

O edital para habilitação dos produtores rurais foi publicado recentemente no Diário Oficial. Para se inscrever, o interessado deve preencher um formulário online no site campinas.sp.gov.br. Dúvidas pelo telefone (19) 2116-8487.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.