Ouça ao vivo

Casos de raiva em morcegos crescem em Campinas e autoridades redobram estado de alerta

Entre 20 de junho e 31 de julho deste ano, os casos de raiva identificados em morcegos registraram um alto crescimento, preocupando as autoridades de saúde pública em Campinas. Foram oito casos confirmados no total, elevando para 15 ocorrências registradas na cidade apenas em 2017. O número preocupa, porque a média anual em Campinas, geralmente fica entre oito e dez casos.

Os casos positivos registrados entre junho e julho não se concentram em uma região específica, já que foram ocorrências em locais como Cambuí, Barão Geraldo e Carlos Gomes. O médico veterinário do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Ricardo Conde Alves Rodrigues, apesar da atenção com os casos de raivas ter sido redobrada em Campinas por causa das confirmações nos últimos meses, a situação não é anormal. Segundo ele, os cuidados devem ser tomados em curto espaço de tempo e a população deve saber como proceder em caso de contato com morcegos.

Mesmo na dúvida, a população deve seguir os protocolos de segurança para evitar algum tipo de problema futuro. Cláudia Santos mora no bairro Cambuí, perto de uma praça onde há registro de morcegos. Seu filho mais novo relatou ter entrado em contato com um animal na sacada e mesmo não encontrando o bicho, a família presumiu que poderia ser um morcego e entrou em contato com a vigilância em saúde imediatamente. A criança passou por todos os procedimentos previstos para evitar uma contaminação por raiva, como afirmou Cláudia Santos.

Em Campinas, qualquer ocorrência envolvendo morcegos deve ser notificada na unidade de Zoonoses, através do telefone 3245 1219.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.