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Com fiscalização, lojistas preferem tirar placas dos comércios diante de custos e burocracia

Com uma fiscalização mais rígida da Setec, comerciantes têm optado pela solução mais simples e mais barata. O órgão da prefeitura de Campinas tem passado nos comércios para verificar se as placas de identificação das lojas estão regulares na administração, o que é previsto em lei municipal de 2001.

No entanto, a burocracia e os custos fazem com que muitas não estejam. O jeito então, muitas vezes, acaba sendo o de retirar placas e letreiros, como já decidiu Renato Squarizi Simões, que tem uma loja de cartuchos na Av. Princesa d’Oeste.

Vítor Carvalho que tem uma borracharia há 37 anos na região central foi um dos comerciantes que já tirou o letreiro e economizou com isso.

Patrícia Tompson tinha um comércio na Moraes Salles e após fiscalização adequou a placa para não ter que enfrentar os trâmites da prefeitura. Hoje, ela tem outra loja e já se prepara para fiscalização.

Além das burocracias e custos, a crítica dos comerciantes também vem no que seria a intenção da prefeitura. Para Renato Squarizi, por exemplo, é só uma forma de arrecadar.

Essa fiscalização das placas e letreiros passou a ser de responsabilidade da Setec em 2014, sendo que o órgão reforça que é preciso fazer cumprir a ler, embora esteja aberto ao diálogo e afirma que até se estuda uma flexibilização, devido o momento de crise.

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