Ouça ao vivo

Luiz Melodia e sua Pérola “Rara”

 

Lançado em 1973, o disco Pérola Negra abriu a trajetória fonográfica  do jovem compositor nascido no morro de  São Carlos no Rio . Filho do  sambista Oswaldo Melodia , ele herdou o sobrenome artístico mas não se prendeu ao gênero e mostrou toda a sua  versatilidade de ideias  e inovação poética . E  desta forma   Luiz Carlos dos Santos passou a ser conhecido como  Luiz Melodia.  O seu talento  já  tinha sido  detectado pelo poeta Wally Salomão, que frequentava o  morro de São Carlos  e o  tropicalista  Torquato Neto  que através de sua coluna “ Geléia Real ”  do Jornal Última   anunciava as canções de Luiz Melodia  como a novidade do momento .  A partir  desse  destaque Luiz Melodia passou  frequentar  também a cena  cultural de zona sul carioca

 

Descoberta de Wally Salomão e Torquato Neto

 

O credenciamento  de Luiz Melodia  dentro da MPB  veio  com a escolha da canção Pérola Negra para o   repertório do show Gal a Todo Vapor  de Gal Costa no  teatro Tereza Raquel no Rio, no qual a canção se transformou num grande sucesso. Na versão de Luiz Melodia a canção Pérola Negra ganhou um instrumental requintado com piano, baixo e sopros e a bela   interpretação altamente emocional.

 

Canção Pérola Negra na voz de Gal Costa, reconhecimento do talento

 

 

Com apenas 23 anos  Melodia era incorporado ao seleto quadro de artistas  da conceituada gravadora Phillips  para produção  de Pérola Negra. O primeiro lp  de Luiz Melodia  trouxe outras 09  canções assinadas por  ele . São musicas  bem construídas que falam sobre as relações humanas e mostram a maturidade de Melodia que começou a compor com apenas 13 anos de  idade .

 

Ele precisou de 10 canções e menos de 30 minutos pra marcar história

 

Tentar rotular Pérola Negra e toda a trajetória da Luiz Melodia que nos deixou em 04 de agosto de 2017   não é uma tarefa fácil.  Porém mais interessante do que  classificar  o disco  é desfrutar a sua  qualidade. Uma combinação  nada comum que vai desde o  samba tradicional,   forro até o jazz e  blues .

 

Estilo único de Luiz Melodia

 

Acompanhe esta edição

entre em contato

robson@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.