Ouça ao vivo

Má iluminação e segurança são apontadas por usuários como principais preocupações nas ciclovias de Campinas

As ciclovias das avenidas Norte Sul e Baden Powell, em Campinas, foram inauguradas há pouco tempo e apesar da boa estrutura em geral, apresentam alguns problemas que preocupam os usuários. No caso da via do Jardim Nova Europa, a situação é mais tranquila, uma vez que os ciclistas reclamam com mais frequência da presença de pedestres na faixa destinada às bicicletas, que, segundo eles, tem piso melhor do que nas calçadas. Já na Norte Sul, os problemas relatados exigem mais atenção. Em alguns pontos, a falta de iluminação preocupa quem utiliza a pista a noite, que além da ciclovia, conta com uma faixa de pedestres. Com isso, parte dos frequentadores se sente insegura.

O fato é que apesar de toda estrutura e conservação, as duas ciclovias são pouco utilizadas por ciclistas, exceto nos momentos de lazer aos fins de semanas e feriados. Gabriel Ferraro utiliza a ciclovia da Baden Powell diariamente e reclamou da presença de pedestres na pista. Ana de Souza usa a pista para pedestres que fica ao lado da ciclovia da Norte Sul e disse que evita fazer a caminhada sozinha, por causa da falta de iluminação e segurança. Como não há divisória entre as pistas, ela reclama também da falta de respeito de alguns ciclistas.

A prefeitura de Campinas informou que a ciclovia da Norte-Sul tem um sistema de iluminação com painéis solares. A luminosidade é adequada para cobrir o raio de tráfego dos ciclistas e pedestres e não ofuscar os veículos que transitam pela avenida. No entanto, em alguns trechos, as baterias dos postes foram danificadas pela chuva e já estão sendo recuperadas por meio de um processo especial de vedação. A Guarda Municipal de Campinas realiza patrulhamentos periódicos na extensão da Avenida Norte-Sul, inclusive no trecho da ciclovia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.