Ouça ao vivo

Novo vestibular da Unicamp poderá contar com cotas étnico-raciais, vagas pelo Sisu e vestibular indígena

O Grupo de Trabalho que estuda novas formas de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp apresentou, nesta quinta-feira, a proposta a ser adotada a partir do Vestibular Unicamp 2019. A proposta foi apresentada durante reunião da Câmara Deliberativa do Vestibular.

A Unicamp deverá adotar, a partir de 2019, sistemas múltiplos de ingresso nos seus cursos de graduação com o objetivo de tornar o acesso à Universidade ainda mais democratizado.

Em linhas gerais, o documento elaborado pelo GT propõe que as vagas oferecidas pela Unicamp na graduação sejam divididas da seguinte forma: 80% via Vestibular e 20% via SISU, que é o sistema por meio do qual as universidades públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem

Dos 80% do Vestibular, 65% seriam preenchidos por ampla concorrência e 15% por candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais (autodeclarados pretos e pardos).

Já os 20% do SISU seriam desmembrados em 10% para estudantes oriundos de escolas públicas, 5% para estudantes pretos e pardos procedentes de escolas públicas e 5% exclusivamente para estudantes pretos e pardos.

O princípio das cotas étnico-raciais foi aprovado pelo Consu, em 30 de maio último, após amplo debate por parte da comunidade universitária e da sociedade, inclusive por meio de audiência públicas.

O documento formulado pelo Grupo de Trabalho será encaminhado às faculdades e institutos da Unicamp, para que seja avaliado pelas respectivas congregações dentro de um prazo de 60 dias.

Na sequência, o Grupo vai avaliar as contribuições, fazer as alterações que considerar pertinentes e enviará a versão final ao Consu (Conselho Universitário), que vai apreciar o material em novembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.