Ouça ao vivo

Prefeitura inaugura reservatório para assegurar água para 50 mil em Campinas

O segundo reservatório de água potável que está dentro do pacote de seis a serem entregues até o final do ano em Campinas, foi inaugurado neste dia 24 de agosto, na região do bairro São Vicente. A capacidade é de 3,5 milhões de litros, com investimento de quase R$ 3,2 milhões. Com ele, o armazenamento de água dobra para abastecer 35 bairros e uma população de cerca de 50 mil pessoas.

Além de assegurar mais água, o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, explica que irá permitir a realização de uma obra no reservatório antigo, que já era uma necessidade, diante de vazamentos. O processo, no entanto, deve demorar.

Outro processo que ainda deverá passar por várias etapas até a construção em si é o do reservatório de água bruta no trecho do Rio Atibaia que passa pelo Distrito de Sousas, anunciado em março. Esse é o mais estratégico de todos, já que irá proporcionar autonomia de 70 dias de abastecimento aos campineiros. Os investimentos são de R$ 350 milhões, com prazo de conclusão de três anos. Nesse momento, no entanto, o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, não tem previsão de quando as obras vão começar.

Atualmente 95% da água que abastece Campinas é coletada diretamente no Rio Atibaia. Com o reservatório, a vazão poderá subir 50%, passando de quatro para seis mil litros por segundo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.