Ouça ao vivo

Usuários reclamam de demora em primeiro acesso a wi-fi gratuito

Quem usa o wi-fi gratuito instalado em lugares públicos de Campinas pela primeira vez reclama que o carregamento da página de cadastro é lento, o que torna o acesso inviável, principalmente quando a situação exige pressa. A constatação foi feita nas ruas do centro, onde a Prefeitura instalou placas informando sobre o recurso em determinadas áreas, como o Terminal Central, a Rua 13 de Maio, os largos do Rosário e da Catedral e o Paço Municipal.

Perto da Catedral, um dos pontos de maior movimentação da região, a maioria das pessoas dizia não saber da disponibilidade do recurso. Outra grande parcela, por outro lado, afirma não usar por pressa. É o caso de Monique Torres. Já Wesley Ferreira, que é de Brasília e visitava Campinas, estava sem plano de dados e chegou a procurar a loja da empresa de telefonia no centro. Sem conseguir uma solução, precisava se comunicar com uma amiga com urgência.

Ao ser informado sobre o wi-fi gratuito, ele procurou pela rede “Campinas Digital”. Mas, quando abriu a página que pedia os dados pessoais, criticou o tempo que teria que gastar, ainda mais em uma ocasião de necessidade. A reportagem também fez o teste no local. Além da demora no carregamento da guia de cadastro, o próprio preenchimento também exige do cidadão pelo menos cinco minutos. A medida, no entanto, é atribuída à segurança do usuário.

Quem explica é o presidente da IMA, empresa responsável pelas instalações no município, Fernando Garnero. Ele ressalta que o login é exigido apenas uma vez e também justifica que a lentidão da rede ocorre somente no primeiro acesso. Na Rua 13 de Maio, um dos últimos lugares a receber o sistema de conexão gratuita, três repetidores de sinal foram instalados. Ainda assim, o sinal demonstrou oscilação. Neste caso, a explicação foi o excesso de pessoas na rede. Além da 13, a Estação Cultura, a Lagoa do Taquaral e o Terminal Central receberam os equipamentos recentemente. Atualmente, são 24 pontos, mas o objetivo é chegar a 40 até dezembro. Entre eles, o distrito do Ouro Verde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.