Ouça ao vivo

Vinhedo, Valinhos e Itatiba planejam Consórcio de Saúde para enfrentar crise

Os prefeitos de Vinhedo, Valinhos e Itatiba se uniram com o objetivo de consolidar um Consórcio Intermunicipal da Saúde. Eles buscam um novo modelo de gestão da rede que seja capaz de otimizar os recursos e proporcionar um melhor atendimento à população. O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, explica que as três cidades gastam cerca de R$ 300 milhões com a Saúde e, mesmo assim, os recursos não são suficientes para atender a demanda.

O assunto foi tema de uma reunião com o secretário de Saúde do Estado, David Uip. Jaime explica que o grupo busca o apoio do governo do Estado no processo de desenvolvimento do consórcio. As três cidades, que são vizinhos, possuem 21 ambulâncias, três Santas Casas, um hospital particular e uma rede de atendimento básico e de especialidades. A demanda pelo atendimento público de saúde nas três é de 51,5% da população, ou seja, mais da metade depende exclusivamente do SUS. Juntos, possuem 280 mil moradores.

O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, acredita que o consórcio pode reduzir custos, como o valor de compras de remédios, por exemplo. Os prefeitos querem inserir as câmaras e os conselhos da Saúde na discussão, além das equipes das Santas Casas, o Hospital Galileo e a Faculdade São Leopoldo Mandic. O grupo quer que o consórcio esteja consolidado até o final de setembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.