Ouça ao vivo

A maior parte das cidades da RMC precisa exportar o lixo por falta de aterros próprios

O prazo para os municípios brasileiros se adaptarem à Lei dos Resíduos sólidos foi até 2014. Na Região de Campinas, a extinção dos lixões, como determina a Legislação, já foi realizada. No entanto, as cidades ainda dependem muito dos aterros sanitários.

A preocupação com tema levou sete cidades da região de Campinas a formaram um consórcio para tratar do assunto de forma conjunta, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste, Sumaré, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Hortolândia.

O Superintendente do Consórcio Consimares, Valdemir Aparecido Ravagnani, explica que dessas cidades, apenas Santa Bárbara possui aterro próprio. As demais exportam o lixo. Exportar o lixo para Paulínia é uma necessidade também da cidade Campinas, onde está em andamento um projeto de Parceria Público Privada para a construção de usinas de lixo.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulela, a PPP do Lixo em Campinas é um negócio de R$ 800 milhões e prevê a construção de três usinas. O projeto técnico está pronto e até o fim de outubro será publicado o edital de licitação.

O rejeito dessas usinas, cuja previsão é de 20% de todo o lixo coletado, deverá ser exportado à Paulínia, enquanto a utilização do Aterro Delta A de Campinas, continuar indefinida.

O Delta A foi barrada pelo Ministério Público, que questiona os programas de recuperação de passivos ambientais deixados por dois aterros já desativados, apesar da autorização da Cetesb para sua reutilização.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.