Ouça ao vivo

Animações de Campinas integram lista para disputa pelo Oscar

Um bate-papo informal entre amigos foi a forma encontrada pelo diretor do Núcleo de Animação de Campinas, Maurício Squarisi, para contar a história do papel exercido pelo café através dos séculos no Brasil. Da origem aos dias atuais. O longa “Café, um Dedo de Prosa” começou em uma leitura do livro “A História do Café”, escrito pela historiadora Ana Luiza Martins, que se tornou a consultora do projeto. A ideia: mostrar a ligação intrínseca do grão com o País.

Com muita checagem histórica, o ambiente escolhido como ponto de partida da conversa pelo diretor da animação foi uma cafeteria. Já os nomes convidados para serem protagonistas e narradores, foram Vera Holtz e Wandi Doratiotto. O ator, apresentador e músico, é conhecido por ter integrado o programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Já a atriz tem vários papéis no cinema e em novelas da Globo. Ao reunir os dois, o objetivo era destacar o regionalismo.

“Café, um Dedo de Prosa” começou a ser produzido em 2009. Lançado este ano, participou de mostras e festivais e integra a lista dos 23 filmes selecionados pelo Ministério da Cultura que concorrem a uma vaga na disputa pelo Oscar 2018. Mas ele não está sozinho como representante do gênero em Campinas. “História Antes de uma História” é outro título do Núcleo de Animação da cidade na lista. O diretor é Wilson Lazaretti, que iniciou o projeto do primeiro longa há 13 anos.

O filme fala sobre o processo de criação de uma animação de uma forma lúdica e criativa. Repleto de personagens, a obra visita e explora cada etapa de uma produção. Entre os grandes nomes da trilha sonora, está a cantora Elza Soares. Fundado por Lazaretti e Squarisi, o Núcleo de Animação de Campinas tem mais de 40 anos. Precursores do gênero no Brasil, eles agora aguardam a decisão do Ministério no dia 15 de setembro e competem com outros 21 títulos nacionais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.