Ouça ao vivo

Apesar da estiagem, municípios da região descartam racionamento de água

Foto: Marco Guarizzo

O período mais seco dos últimos 30 anos diminuiu a vazão dos rios que abastecem os municípios da região de Campinas. Foram registrados apenas 61 milímetros de chuvas entre junho e setembro. Mesmo assim, o volume é suficiente para evitar o racionamento, diferentemente do que aconteceu na crise hídrica de 2014. A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, explica que apesar do nível baixo, os rios geram água suficiente para o abastecimento.

Mesmo com a garantia de que não haverá racionamento, os consumidores precisam evitar o desperdício para que não haja qualquer risco de corte, como diz a fiscal de meio ambiente de Louveira, Tatiana Correa da Silva.

Para garantir um volume maior de água nos rios, o Consórcio PCJ, que fiscaliza mananciais dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, promoveu em Campinas um seminário para apresentar soluções de preservação de áreas de mata ciliar nas bacias hidrográficas da região. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente apresentou projetos como o Cadastro de Proprietários Rurais e o Pagamento por Serviços Ambientais, que poderiam controlar a vazão nas nascentes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.