Ouça ao vivo

Aplicativo de celular detecta e localiza acidentes de trânsito

Um aplicativo de celular que identifica, localiza e avisa as equipes de resgate sobre um acidente de trânsito vai começar a funcionar em Limeira, interior de São Paulo, onde os detalhes das ocorrências serão compilados pela Prefeitura.  A médica e coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do Samu de Limeira, doutora Adriana Mallet, é a idealizadora do 192 Smart, que se espelhou em uma iniciativa chilena para facilitar a comunicação com os socorristas.

Além de permitir que testemunhas ou pessoas envolvidas localizem as colisões, a ferramenta ainda tem um mecanismo automático que é ativado a partir dos 40 km/h e detecta e faz um chamado no caso de uma redução brusca de velocidade. O objetivo é fazer com que um usuário acidentado ou em estado de choque, que não esteja em condição de detalhar ou de fornecer o endereço do acidente, seja capaz de avisar a equipe de resgate de maneira rápida através de um clique.

Como o dono do aparelho deve preencher os dados pessoais para utilizar o recurso, a ficha médica dele também fica à disposição dos médicos, o que permite que os procedimentos corretos sejam adotados de maneira precisa. Por enquanto, o app vai funcionar integralmente só em Limeira, mas outras cidades já entraram em contato. A implantação é gratuita e os custos do projeto serão cobertos através de parcerias para o serviço de prevenção de acidentes.

As prefeituras interessadas podem ter acesso gratuito aos dados da central do aplicativo com todas as ocorrências registradas no município. Através dessa compilação, zonas de maior concentração de colisões podem ser identificadas. Os dados podem servir de apoio para medidas de reforço na sinalização e na iluminação. É o que diz o Chefe de Divisão de Operações de TI da Prefeitura de Limeira, Danilo Marques, responsável pela integração do app com a cidade.

O app 192 Smart já está disponível para download na versão básica para o resto do Brasil, através da ligação direta com o serviço de atendimento móvel local. O recurso pode ser baixado de graça na Apple Store e na Google Play.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.