Ouça ao vivo

Após inverno mais seco, primavera começa com nuvens

Depois do inverno mais seco dos últimos 30 anos, a primavera em Campinas começou com mais nuvens, a exemplo de outras regiões do Brasil. As próximas semanas devem ser de mudanças no clima, mas as chuvas devem chegar à cidade somente a partir da segunda quinzena de outubro.

Mesmo com a mudança de estação, o professor e pesquisador do Cepagri da Unicamp, Jurandir Zullo Júnior, explica que a estiagem continua. Segundo ele, para que a umidade do ar volte a níveis mais altos e saudáveis em toda a região, é preciso que ocorra a virada gradual do tempo.

Os dados mostram que a seca entre junho e setembro em Campinas foi a mais longa desde 1988, quando os índices começaram a ser medidos. De acordo com Cepagri, foram apenas 61 milímetros de chuva nesses quatro meses. O normal seria uma precipitação entre 130 e 250 milímetros.

Com isso, a umidade do ar chegou a 11,9% no final de agosto e causou a suspensão das folgas na Defesa Civil devido à alta nos incêndios. De agora em diante, porém, o pesquisador Jurandir Zullo afirma que a perspectiva é de normalidade nos índices pluviométricos.

Enquanto esperam pela volta das ocorrências de chuvas, os municípios da região metropolitana descartam o racionamento de água. Mesmo com a vazão dos rios em baixa, o volume é suficiente para o abastecimento. Ainda assim, é preciso evitar o desperdício.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.