Ouça ao vivo

Campanha de vacinação contra a raiva deve imunizar quase 100 mil cães e gatos em Campinas

Com início neste final de semana, a campanha de vacinação contra a raiva animal deve imunizar quase 100 mil cães e gatos em Campinas. A ação começa neste sábado e domingo nos postos distribuídos nas regiões Norte, Sudoeste e Noroeste. Os animais das regiões Leste e Sul receberão as doses em 30 de setembro e 1º de outubro. A expectativa da Secretaria é vacinar, durante toda a campanha, pelo menos  78 mil cães e 15 mil gatos com idade a partir de três meses. A vacina é de graça, segura e importante porque a cidade tem registrado casos de raiva em morcegos, que podem contaminar animais domésticos.

Somente nesse ano, Campinas registrou 16 casos confirmados de raiva em morcegos. O número é quase o dobro da média anual do município. Sete deles foram encontrados na região norte, sendo seis no distrito de Barão Geraldo e um no Parque Santa Bárbara, onde as ações da prefeitura estão concentradas e devem prosseguir até o fim deste mês setembro.

De acordo com o médico veterinário e do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Ricardo Conde Alves Rodrigues, o aumento dos casos confirmados de raiva em morcegos registrados no município estão dentro da normalidade. Ele ressalta a importância da vacinação pelo fato de que o vírus da doença continua circulando, mesmo que a incidência em animais domésticos seja muito pequena. As doses da vacina contra a raiva estarão disponíveis em 322 pontos fixos e moveis espalhados pela cidade. As datas, horários e endereços podem ser consultados no portal da prefeitura ou pelo telefone 156.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.