Ouça ao vivo

Em meio à redução de normas do SUS, Campinas premia servidores

Presente na premiação das melhores iniciativas e práticas do Sistema Único de Saúde em Campinas, o secretário municipal, Cármino de Souza, detalhou a tentativa do Ministério em reduzir o número de portarias e resoluções do SUS.

A meta é enxugar e desburocratizar a gestão do sistema em todo o Brasil até 2020. O trabalho começou pelo gabinete do ministro, que baixou o total de normas que se confundiam ou interferiam umas nas outras de 17 mil para 700.

Na opinião de Cármino, a medida tem como objetivo facilitar a tomada de decisões nos municípios e estados, já que atualmente isso exige muito estudo das equipes jurídicas nos campos normativo, administrativo e financeiro.

A fala do secretário foi feita durante a abertura do evento que escolheu as 10 equipes vencedoras do 1º Prêmio Municipal Práticas Exitosas no SUS. A premiação foi criada para reconhecer e valorizar ideias dos servidores.

As iniciativas foram feitas para atender a demanda da população na Atenção Primária em Saúde.  Ao todo, 44 trabalhos participaram. Os três melhores receberam o custeio para até dois autores participarem de um evento nacional. Do quarto ao sexto lugar, o prêmio foi uma visita técnica a outra cidade para conhecer outras experiências na saúde.

Entre o sétimo e o décimo, foram oferecidos cursos no valor de até R$ 2 mil para um dos autores de cada projeto. A verba usada nas premiações veio do montante recebido em 2013 pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Campinas, que naquele ano participou do programa InovaSUS do Ministério da Saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.