Ouça ao vivo

Funcamp firma TAC perante MPT para proteger empregados de assédio moral

Foto: Arquivo CBN

A Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp) firmou um Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público do Trabalho, se comprometendo a adotar medidas para proteger os empregados da instituição da prática de assédio moral.

O acordo extrajudicial, proposto pela procuradoria, é composto de cláusulas em que a Funcamp se obriga a cumprir obrigações trabalhistas sob pena de multa por descumprimento.

Na primeira cláusula do TAC, a Funcamp se compromete a combater o assédio moral em suas dependências e adotar medidas para coibir qualquer discriminação no ambiente de trabalho. A cláusula caracteriza as formas de assédio, que vão desde designar ao servidor exercício de “funções estranhas ou incompatíveis” com a atividade exercida, até expor o funcionário a situações vexatórias e humilhantes, ou à divulgação de rumores falsos usando seu nome e à sonegação de informações essenciais ao seu bom desempenho.

 A segunda cláusula do acordo diz respeito aos canais de denúncia e às formas de apuração dos fatos envolvendo o assédio moral. A Funcamp deve receber denúncias por meio de formulário disponibilizado no site da instituição e no Departamento de Recursos Humanos, ou através de encaminhamento por parte do Sindicato da categoria, preservando o sigilo absoluto do denunciante. O trabalhador fica com a garantia de acompanhar a apuração da denúncia por meio de advogado próprio e representantes do Sindicato e não poderá sofrer qualquer tipo de retaliação em virtude dos fatos narrados. Encerrada a apuração, o relatório será apreciado pelo diretor executivo da Funcamp, que proferirá a sua decisão acerca da ocorrência do assédio moral.

Já na terceira cláusula, a Funcamp se compromete a divulgar o TAC e os procedimentos de apuração de denúncia entre os seus empregados, além de divulgar campanhas de conscientização e combate ao assédio moral, produzidas pelo sindicato e pela própria Fundação. O TAC prevê multa de R$ 5 mil por irregularidade constatada e por trabalhador encontrado em situação irregular.

O MPT instaurou inquérito em face da Funcamp provocado pelo procedimento que investigou a Unicamp pela prática de assédio moral, que culminou também em um TAC no ano de 2015. A notícia era de que as ocorrências aconteciam de forma generalizada no campus da Universidade, inclusive com funcionários da Fundação, que possui personalidade jurídica diversa da instituição de ensino.

O Ministério Público do Trabalho investigou a Unicamp por cinco anos, período em que colecionou uma série de depoimentos que atestaram a existência de tratamento humilhante e vexatório contra empregados da instituição, dos setores administrativos, do HC, da Funcamp, da AFPU, enfim, em grande parte dos locais de trabalho no campus Barão Geraldo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.