Grupo da Unicamp resgata idiomas e lança livros indígenas

Um grupo do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, em Campinas colaborou para a publicação de dois livros indígenas, escritos no idioma Nhandewa-Guarani. As obras serão usadas na escola de uma tribo em Bauru. O trabalho contou com a participação do professor do IEL, Wilmar D’Angelis. Ele lidera desde 2008 o projeto InDIOMAS, responsável por resgatar e fazer a inclusão de línguas indígenas. Entre as atividades, está a criação de sites.

O docente explica que o trabalho foi feito novamente em parceria com a ONG indianista Kamuri e com a Fundação Nacional do Índio, a Funai, para o reforço e manutenção dos idiomas em comunidades e tribos pequenas do Estado. Além da formação dos professores indígenas, o grupo já colaborava com essas escolas por meio de várias ações, como a organização de oficinas com falantes de línguas indígenas e também a elaboração de gramáticas pedagógicas.

Os dois livros, portanto, servem como continuidade do projeto. Eles vão atender, por exemplo, comunidades do norte do Paraná e de todo o litoral paulista. Aldeias com dialetos próximos também podem fazer uso das obras.

De acordo com o professor, as publicações não serão comercializadas no circuito tradicional e ficarão disponíveis em bibliotecas universitárias, instituições voltadas à causa indígena, diretorias de ensino e universidades regionais. “Lições de Gramática Nhandewa-Guarani (vol. 1)” será usado para ensinar o dialeto nhandewa nas escolas das comunidades. Junto com ele, foi lançado “Inypyrũ”, que trata sobre as narrativas sagradas da criação do mundo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas registra melhor desempenho de abertura de empresas para um primeiro semestre desde 2020

Caged: público dos 50 ao 64 anos se destaca na geração de empregos em Campinas

Homem é preso em flagrante enquanto realizava roubo em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.