Ouça ao vivo

HC da Unicamp celebra transplantes realizados mas pede mais conscientização para aumentar doações

Foto: Divulgação

O Hospital de Clínicas da Unicamp celebrou, na sexta-feira, dia 29, a realização de 84 transplantes cardíacos desde 1998, ano que começou a fazer o procedimento. Só em 2017 foram quatro na unidade hospitalar em Campinas. Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração.

Em todo o país, de acordo com dados do Ministério da Saúde, os números aumentaram. O crescimento de doações foi de 4,2%, de 2016 para 2017, chegando a 172 cirurgias.

O Médico cardiologista da Unicamp e integrante da equipe de transplantes cardíacos do Hospital de Clínicas, Otávio Rizzi Coelho Filho comentou a importância da quantidade de procedimentos na Unicamp, visto a sua complexidade.

Apesar do avanço no número de procedimentos ao longo dos anos, o cirurgião cardíaco destacou que a maior dificuldade ainda é a doação de orgãos. Nesta semana o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil registrou o recorde de 1.662 doadores no primeiro semestre – aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, segundo a pasta, a recusa das famílias em autorizar os transplantes ainda é alta e chega a 43%. Para o médico Otávio Rizzi ainda falta a conscientização de muitas pessoas.

Em todo o Brasil os transplantes de fígado tiveram aumento de 12,3% neste ano em comparação ao primeiro semestre do ano passado, com total de 2.928 cirurgias. Rim registrou aumento 9,7%, seguido de córnea, com um aumento de 7,2%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.