Ouça ao vivo

Justiça ordena repatriação de esmeralda e condena dois suspeitos

A Justiça Federal de Campinas ordenou a repatriação de uma esmeralda avaliada em mais de R$ 1 bilhão, que foi levada do Aeroporto Internacional de Viracopos para os Estados Unidos. A pedra é considerada um tesouro nacional do Brasil.

A Esmeralda Bahia, que pesa cerca de 380 kg, foi encontrada em 2001 em uma serra no Estado da Bahia e transportada quatro anos depois para os Estados Unidos. Os dois homens que exportaram a pedra para a América do Norte foram condenados à prisão pela Justiça Federal de Campinas, que ficou responsável pelo caso, pois o voo partiu de Viracopos.

Elson Alves Ribeiro recebeu uma pena de 16 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado. Já Ruy Saraiva Filho foi condenado a 9 anos. Na decisão, o juiz afirma que os dois sabiam que a esmeralda era um patrimônio nacional e foi exportada ilegalmente. Além disso, a dupla havia utilizado documentos falsos.

A esmeralda está em Los Angeles, na Califórnia, aos cuidados da Polícia da cidade. Uma empresa norte-americana afirma ser a dona da pedra preciosa e ter provas sobre o direito de propriedade.

A Justiça Brasileira solicitou à dos Estados Unidos Cooperação Jurídica Internacional para resolver o impasse sobre a esmeralda. Como existe a discussão sobre a propriedade do bem, a decisão cabe recurso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.