Ouça ao vivo

Liminar proíbe a compra e uso do medicamento chinês Leuginase na rede do Sus

Uma liminar proibiu a compra do medicamento chinês Leuginase pela rede do Sus em todo o Brasil. O medicamento é utilizado no tratamento de leucemia infantil, e centro de uma polêmica na comunidade médica devido à falta de comprovação de sua eficácia, e a falta de registro na Anvisa.

A liminar é assinada pelo Juiz Federal Rolando Valcir Spanholo, de Brasília. A decisão foi tomada neste domingo, dia 24. O Ministério da Saúde poderá entrar com recurso contra a decisão.

O Centro Infantil Boldrini, de Campinas, referência no combate ao câncer infantil na América Latina, lidera uma campanha contra o medicamento chinês, chegando a encomendar, por conta própria, a asparaginase alemã, para o tratamento das crianças com Leucemia Linfóide Aguda.

O problema, segundo o Boldrini, é que pesquisas realizadas no Brasil mostraram que o medicamento chinês Leuginase não possui comprovação de eficácia, o que o Ministério da Saúde discorda, alegando que 11 estados brasileiros já o utilizam. A importação do Leuginase foi questionada na Justiça pelo Boldrini.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.