Ouça ao vivo

Maior evento de Holambra, Expoflora impacta em outros setores da economia do município

A Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que acontece em Holambra até o dia 24 de setembro, é responsável por alavancar o nome da cidade no cenário nacional e impulsionar o mercado de produção e venda de flores no país. Por conta do evento, a cidade ficou conhecida como a Capital das flores.

Holambra concentra 45% da comercialização de flores e de plantas ornamentais do Brasil, e a exposição movimenta R$ 24 milhões, aquecendo a economia regional. São gerados 1,8 mil empregos diretos e 5 mil vagas indiretas. O município, que tem cerca de 12 mil habitantes, recebe a visita de mais de 300 mil pessoas e isso faz com que outros setores da economia local aproveitem o evento aumentando o faturamento.

Holambra também é conhecida por apresentar um excelente roteiro gastronômico e com a cidade movimentada por causa da Expoflora, é comum que os bares e restaurantes fiquem lotados durante o período do evento. Proprietário de um restaurante, Ricardo Geraldo Vanderbruck disse que a mudança da rotina é excelente para os negócios. Na rede hoteleira, fica difícil de achar vagas durante a Expoflora. O recepcionista de um hotel na cidade, Rafael Pereira de Sousa, falou sobre a alta procura no período, que é considerado como a alta temporada na cidade.

Mas não são todos os profissionais que se beneficiam com a realização da feira na cidade. No caso dos taxistas, por exemplo, não há nenhuma mudança de rotina. O motorista Expedito Antônio da Silva explica que grande parte das pessoas que visitam a Expoflora vem de carro ou de ônibus. Para o comércio em geral, também não há muito que se comemorar. Geralmente os visitantes vão dispostos a gastar nas lojas que ficam dentro do recinto da Expoflora e praticamente ignorando o comércio do Centro da cidade, como afirma a comerciante Isabel dos Anjos.

A Expoflora acontece até o dia 24 de setembro, de sexta a domingo, incluindo o feriado de 7 de setembro, na quinta-feira, sempre das 9h às 19h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.