Ouça ao vivo

Pesquisadores da Índia visitam Campinas para ceder tecnologia de supercomputador

Um acordo de Cooperação Científica e Tecnológica mantido entre o Brasil e a Índia para a construção de um supercomputador foi apresentado na manhã dessa quarta-feira no Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer, em Campinas. O encontro contou com a presença de uma delegação de pesquisadores da Índia.

De acordo com o coordenador-geral de Competências Institucionais do CTI, Cláudio Ballande Romanelli, os indianos estão cedendo essa tecnologia mediante acordo de cooperação firmado entre países que integram os Brics.

Claudio Ballande Romanelli explica que sistemas de processamento de alta performance, como supercomputadores, são a base do progresso de diversas áreas da ciência que necessitam de simulações numéricas sofisticadas para avançar.

De acordo com Cláudio, o CTI não é responsável pela produção desse equipamento, mas um catalizador do processo e conta com o engajamento de toda a sociedade, o que inclui os fabricantes.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, com cerca de 1 bilhão e 200 milhões de habitantes, e o governo indiano tem investido fortemente em educação, ciência, tecnologia e inovação. Os indianos hoje representam cerca de 6% da força de trabalho do Vale do Silício. Em todo o território americano, cerca de um terço das startups é lançada por indianos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.