Ouça ao vivo

Campinas confirma 1º caso autóctone de chikungunya

Uma moradora do Jardim Nova Europa foi a primeira a contrair chikungunya em Campinas. Ela foi infectada e manifestou os sintomas em junho, mas a confirmação só foi feita agora após a conclusão de todos os testes laboratoriais. Segundo o secretário de Saúde, Cármino de Souza, a mulher começou a apresentar os sinais da doença no dia 10 de junho.

Ela teve febre e dores nas juntas, ficou internada por 10 dias em um hospital particular e foi curada. Atualmente, porém, ainda sente alguns incômodos, principalmente nos punhos, o que demonstra uma das principais características da doença. Mesmo depois que o vírus desaparece, a pessoa infectada pode passar a sentir dores crônicas.

Este é o primeiro caso autóctone na história da cidade. Até então, oito ocorrências importadas haviam sido registradas. Com isso, a Pasta de Saúde contabiliza agora nove confirmações, mas cinco casos ainda são investigados. A paciente mora há cerca de 30 metros de outra mulher que contraiu chikungunya em visita a Porto Seguro, na Bahia, no mês de maio. Ela foi picada por um mosquito aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e do zika vírus.

O secretário afirma que medidas de controle foram adotadas a partir dessa situação na região do Jardim Nova Europa, como visitas nas casas e no quarteirão das duas moradoras, além de nebulização com o apoio da Sucen. Mesmo assim, a preocupação é com o grande fluxo de pessoas vindas de outros países e regiões do Brasil em Campinas, e pelo fato de que toda a população é suscetível à contaminação, já que só quem contraiu a doença se torna imune.

Além disso, a proximidade do verão, quando os mosquitos se reproduzem mais facilmente, também serve de alerta e faz com que os mutirões aos sábados sejam retomados no município a partir de outubro e se estendam até abril de 2018. A intenção é combater a chikungunya e as outras doenças, que também tiveram os dados divulgados pela Administração Municipal. Até julho de 2017, Campinas registrou 105 casos confirmados de dengue e 49 de zika vírus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.