Ouça ao vivo

Tempo seco em Campinas, exige cuidado redobrado com as crianças

Nesse clima seco e quente, com umidade relativa do ar abaixo de 30%, como tem ocorrido em Campinas, a recomendação é beber muito líquido e evitar atividades físicas intensas. Nas escolas, o cuidado deve ser redobrado com as crianças. Silvana Marques Monteiro, professora de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Infantil, Padre Narciso Ehrenberg, no Jardim São Marcos, fica de olho no comportamento dos alunos durante as aulas.

Nesse período, Silvana prefere ministrar as aulas bem longe do sol, em quadra coberta ou na sombra, e evitar atividades aeróbicas intensas. De acordo com a nutricionista e especialista em Nutrição Clínica do Hospital Galileo, Ana Paula Motta, a quantidade de água que deve ser consumida por dia é de 30 a 40 ml por quilo de peso da pessoa. Ela recomenda ainda evitar açúcar e alimentos gordurosos, que devem se substituídos por frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Ana Paula alerta que o isotônico, ao contrário do que muita gente pensa, só pode ser consumido por atletas de alto rendimento ou em situações muito específicas, mediante recomendação médica. As crianças que não ingerem líquido suficiente podem apresentar boca e pele seca e se evoluir para desidratação, urina escura e pouco frequente, dores de cabeça, prostração e irritação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.