Ouça ao vivo

Vereadores aprovam mudanças no ISSQN e na taxa de lixo em Campinas

Em duas sessões extraordinárias, os vereadores de Campinas aprovaram aumentos e mudanças de taxações na cidade. O ISSQN, que é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, passará a ter duas alíquotas, de 2 e 5%. Alguns setores serão impactados com aumento, como caso da construção civil e serviços gerais que passam de 3,5 para 5%. Parque de Diversões é um dos com redução, passando de 3,5 para 2%.

Além dessa alteração, o recolhimento do imposto também terá mudanças, nos casos de administradoras de cartão de crédito, arrendamento mercantil (o leasing) e planos de saúde. Agora, a taxa será cobrada na cidade em que o serviço for prestado, no caso Campinas e não mais na sede das empresas. Atividades de streaming, como Netflix e Spotfy, que não eram taxadas, passarão a pagar o imposto de 2%. Para os demais, fica em 5%.

O outro projeto do executivo aprovado é o da taxa de lixo. Agora, ela será cobrada também na zona rural e o valor anual usado no cálculo passa a ser quase 27% maior, o que será repassado à população.

A rapidez como os projetos tramitaram no legislativo fez a oposição questionar isso, gerando clima tenso no plenário, nesta terça-feira (05/09). A vereadora Mariana Conti do PSOL reforçou que os assuntos deveriam ter sido debatidos. O vereador Marcos Bernardelli, do PSDB, que é líder de governo na Câmara rebateu.

Sobre as mudanças nas taxações, o secretário de Finanças, Tarcísio Cintra, prevê um aumento de arrecadação em quase R$ 40 milhões, com ISS e no  caso do lixo, uma adequação diante da defasagem entre custo e gastos do serviço.

Nos planos de saúde não se vê impacto expressivo, já que há na cidade uma grande operadora do setor, que já arrecada ISS.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.