Ouça ao vivo

Coautor de assassinato na Unicamp pega 18 anos de prisão

Anderson Marcelino Mamede, de 24 anos, foi condenado a 18 anos de prisão por participação na morte do estudante Denis Papa Casagrande em uma festa na Unicamp em setembro de 2013. A sentença foi proferida pelo juiz José Henrique Torres na noite desta quarta-feira após a votação do júri, formado por cinco homens e duas mulheres. O julgamento se estendeu por dois dias.

De início, foi estabelecida a pena de 19 anos, mas como o réu tinha menos de 21 na época do crime, houve a redução. O resultado foi comemorado pela família da vítima. Celso Casagrande Júnior, irmão de Dênis, acompanhou todos os depoimentos e debates ao lado dos pais e da irmã. Para ele, a condenação ajuda a aliviar a dor da perda ao longo desses quatro anos.

Mamede agrediu Casagrande com um skate, chutes e socos e foi condenado por homicídio triplamente qualificado – por motivo fútil, meio cruel e uso de recurso que impediu a defesa da vítima. Durante o julgamento, os atos praticados por ele geraram bate-boca. Enquanto a defesa alegou que o réu desconhecia o fato de Dênis já estar ferido, a acusação afirmou que o sangue já podia ser visto.

O promotor Ricardo Silvares também se disse satisfeito com a decisão. Ainda assim, alega que vai estudar junto com o advogado da família a possibilidade de pedir a revisão para mais de 20 anos. Além disso, avalia que a sentença deve influenciar nos processos dos outros dois réus, principalmente no caso de Maria Tereza Peregrino, acusada de ser autora da facada que matou a vítima.

Silvares espera que ela e André de Souza Motta, outro acusado de participação no crime, sejam julgados somente em 2018 e por isso estuda a possibilidade de pedir por um julgamento conjunto. Dênis foi morto depois de ser agredido por um grupo que o acusava de assédio. Os advogados de defesa de Anderson Mamede não se pronunciaram, mas afirmaram que vão recorrer.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.