Ouça ao vivo

Campinas intensifica ações onde foram encontrados macacos com febre amarela

Valéria Hein

Os casos de Febre Amarela em dois saguis nos bairros Paineiras e Jambeiro motivaram uma ação de conscientização da Prefeitura. O primeiro macaco encontrado foi no Jardim das Paineiras e o segundo, no Parque Jambeiro, próximo ao Parque das Águas. São macacos saguis, achados mortos em agosto e setembro deste ano. A Agente de Controle Ambiental, Débora de Campos, explica que os agentes circulam pelas casas do bairro para combater os focos que podem ser criadouros dos mosquitos transmissores e para conscientizar os moradores sobre a ameaça da doença.

Neusa Nascimento da Silva autorizou a entrada das equipes. Ela conta que já está vacinada, por isso recebeu com menos preocupação a notícia dos macacos infectados na região onde mora. Juliele Adolfo Marin tem um bebe de 10 meses. Os dois já se vacinaram, mas ela se diz preocupada com o risco para as pessoas da cidade. Também vai ocorrer a nebulização veicular nas ruas dos desses bairros. O Devisa orienta que, durante as nebulizações, os moradores mantenham portas e janelas abertas, deixem as luzes acesas e mexam nas cortinas.

Apesar desse tipo de aplicação ser considerada segura, crianças, mulheres grávidas, idosos, animais domésticos e pessoas que tenham bronquite ou asma devem ficar em cômodos fechados. A vacina, em dose única, é recomendada para todos os moradores da cidade, a partir dos nove meses de idade. Quem já recebeu a dose em algum momento, não precisa se vacinar novamente. Desde janeiro deste ano, cerca de 300 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela em Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.