Ouça ao vivo

Comissão visita RMC e propõe novo Plano de Direitos Humanos

Em visita a Campinas, a Caravana de Direitos Humanos deu detalhes sobre os pontos que considera críticos e que precisam ser atualizados no Plano Estadual. Presidente da subcomissão na Alesp, a deputada estadual Marcia Lia, do PT, diz que o sistema carcerário é um dos itens que precisam de um debate mais amplo.

Como exemplo, ela cita as más condições gerais das prisões no estado de São Paulo e o aumento de 700% da população carcerária feminina em todo o Brasil. Segundo ela, o momento demonstra o que chama de encarceramento feminino, tema que para ela não é contemplado no atual Plano Estadual, criado em 1997.

A necessidade de mais investimentos na Polícia Civil e a melhora do processo de denúncias de violações de Direitos Humanos também foram citadas na visita. Para a presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Humana, o Condepe, Maria Nazaré Cupertino, o atual modelo constrange e expõe os denunciantes.

Durante a passagem pela região metropolitana, a comissão da Assembleia Legislativa também recebeu dossiês de vereadores sobre violações de direitos. Os documentos enumeram vários itens e foram entregues pelos parlamentares do PT em Sumaré e Campinas, Willian Souza e Carlão, respectivamente.

Entre os pontos, a ampliação dos casos de feminicídio e as más condições de atendimento e a falta de materiais básicos em hospitais e unidades de saúde. Antes de passar por Campinas, onde esteve na Penitenciária Feminina, o grupo visitou a Ocupação Vila Soma, em Sumaré, que abriga cerca de 2,7 mil famílias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.