Ouça ao vivo

Crescimento das vendas em setembro mantém Acic otimista

As vendas de setembro tiveram alta em toda a região e a Associação Comercial e Industrial de Campinas mantém o otimismo para o resto do ano. Na comparação com agosto, o acréscimo foi de 0,19%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 1,30%. Apesar de tímidos, os índices são vistos como bons pelo economista da Acic, Laerte Martins. Ele acredita que o poder de compra melhorou.

Os dados ainda são atribuídos ao adiantamento do 13º dos Aposentados, que injetou na economia cerca de R$ 160 milhões. No acumulado do ano, porém, as vendas atingiram uma marca inferior aos nove meses do ano passado: caíram no total 0,76% de 2016 para 2017. Mas como essa retração foi a menor até agora e o Dia das Crianças costuma ter bons números, a expectativa é alta para o semestre.

O aumento de 2,69% dos pagamentos à vista e a queda de 2,27% das compras a prazo foram outros itens importantes registrados em setembro. Já a inadimplência na região teve redução de 46,36% em relação a agosto, e de 11,83% na comparação com setembro de 2016. Neste caso, além do uso do 13º dos aposentados no acerto das dívidas dos consumidores, a liberação do FGTS inativo ainda é sentida na RMC.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.