Ouça ao vivo

Eficiência das prefeituras de SP tem queda, com gestão e planejamento derrubando índice

Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aponta queda na eficiência das prefeituras paulistas neste ano.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal foi criado em 2015, analisando sete setores: educação, saúde, planejamento e gestão fiscal (que juntos correspondem 80% do cálculo, tendo peso maior), além de meio ambiente, proteção aos cidadãos (ligados à Defesa Civil) e governança da tecnologia da informação. A pontuação varia de zero a um.

A média em 2017 ficou em 0,64, contra 0,65 em 2016, com maior número de cidades com desempenho regular ou insuficiente. Chegou a 171, contra 147, em 2016 e 40, em 2015.

Dos 644 municípios analisados (com exceção da capital que não é fiscalizada), nenhum recebeu classificação A, que corresponde a “altamente efetiva”.

Gustavo Fernandes que é assessor da presidência do Tribunal destaca os setores que contribuíram para queda da efetividade – curiosamente, saúde, por exemplo, não é a pior variável das administrações municipais.

Campinas saiu de 0,67 e 0,71, ainda em patamar regular, porém a região se destaca, com questão fiscal. A gestão pesa.

Outro ponto de preocupação é este: mais da metade das cidades paulistas não têm uma Defesa Civil estruturada para casos de desastres naturais, por exemplo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.