Ouça ao vivo

Estudo da Alesp aponta queda no quesito escolaridade na Região de Campinas

Valéria Hein

A última edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social, que avalia a cada dois anos a qualidade de vida nos municípios paulistas, apontou que a  Região Administrativa de Campinas se mantém com números estáveis em riqueza e longevidade e queda no quesito escolaridade. São 12 indicadores organizados em três grupos, que avaliam as 16 Regiões Administrativas do Estado, englobando 645 cidades.

Os números da nossa Região foram apresentados pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Cauê Macris, do PSDB, durante evento que reuniu gestores públicos na Câmara Municipal de Campinas. Ele especifica números da cidade de Campinas, que subiu do Grupo 2 para o Grupo 1, entre 2012 e 2014.

Outros exemplos de cidades que estão no grupo 1 são Vinhedo, Valinhos, Americana, Piracicaba, Indaiatuba, Sumaré, Itapira, Itatiba, Hortolândia, Americana, Jaguariúna, Mogi Mirim e Louveira. No nível mais baixo, Itobi e Mombuca são alguns dos exemplos, que estão no grupo 5, por apresentarem níveis baixos de riqueza, escolaridade e longevidade. Algumas cidades desceram na pontuação. Como Holambra, que estava no grupo 1 e foi para o 2.

No circuito das águas paulista, Serra Negra e Águas de Lindóia, por exemplo, estão no Grupo 3, com baixo nível de riqueza, mas bons indicadores de longevidade e escolaridade. Cauê Macris afirma que esse estudo contribui para a implantação de políticas para a melhora da qualidade de vida das cidades paulistas. O Estudo é uma parceira da Assembleia Legislativa de São Paulo e Fundação Seade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.