Ouça ao vivo

Ipem reprova mais de 10% dos brinquedos e itens infantis vistoriados

11% dos brinquedos e itens infantis, como berços, carrinhos e cadeirinhas, vistoriados pelo IPEM no interior de São Paulo, dentro da Operação “Dia das Crianças”, foram reprovados. Campinas foi uma das cidades que passou pela fiscalização. Ao todo, 143 lojas foram alvos da ação, com quase 17 mil produtos checados.

A diretora do órgão, Marta Malvestiti, conta que os brinquedos foram os com mais irregularidades, por não conter o selo do Inmetro. Ela alerta para os riscos.

Além da segurança, outra recomendação a atenção à faixa etária dos brinquedos. Marta Malvestiti ainda cita os casos dos que usam baterias pequenas que podem ser perigosas para as crianças.

Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. Os produtos que não têm o selo do Inmetro são retirados de circulação. Denúncias podem ser feitas 0800 013 05 22, ou pelo e-mial ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.