Ouça ao vivo

Paineiras e Jambeiro se previnem contra febre amarela

A confirmação da morte de um macaco por febre amarela no Jardim das Paineiras, em Campinas, deixou o bairro em alerta. Quem trabalha no local busca meios de se prevenir. Foi o caso do segurança Maurício Morais, que foi imunizado após notificações na área rural.

Carmem Teixeira também se diz preparada. Ela trabalha em uma escola particular da região, que vai oferecer doses para todos os alunos. Por conta da situação, a Secretaria de Saúde de Campinas intensificou a vacinação no entorno do local onde o animal morto foi encontrado.

Entre as ações, está a disponibilidade do medicamento em pontos onde há grande concentração de pessoas, como escolas e clubes. As doses também podem ser encontradas nos centros de saúde. No caso do Paineiras, nas unidades do Conceição, Paranapanema, Boa Esperança e Sousas. No Conceição, a movimentação foi tranquila nesta quinta-feira. Viviane Cristina mora na Chácara da Barra e voltaria ao local para se vacinar.

Além do Paineiras, houve a confirmação da morte de outro sagui no Parque Jambeiro, próximo ao Parque das Águas, onde o panorama é o mesmo. Neste caso, a imunização pode ser feita no CS Parque da Figueira, onde Michele Oliveira não teve problema para marcar horário e fazer o procedimento.

Até então, todos os 14 casos de macacos bugios no município tinham acontecido em áreas rurais dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. E por isso a preocupação da Vigilância Municipal em Saúde é grande e um trabalho preventivo de conscientização de porta em porta será feito.

Desde janeiro, cerca de 300 mil pessoas foram vacinadas contra a doença no município. Em abril, foi confirmado o primeiro caso autóctone de febre amarela na região de Campinas. A vítima, que se recuperou, foi uma mulher de 40 anos, moradora de Monte Alegre do Sul.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.