Ouça ao vivo

Sindicato rejeita acordo, mas greve dos Correios chega ao fim

Foto: Leandro Las Casas

Os trabalhadores dos Correios em Campinas rejeitaram novamente a proposta de acordo, mas decidiram pelo fim da greve, iniciada há pouco mais de 15 dias. De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato de Campinas e Região, Luciano Zubinha, as decisões foram tomadas após votação em assembleia.

Ele afirma que a categoria voltou a considerar desvantajosa a proposta do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira. Por outro lado, explica que a suspensão do movimento se deu por conta da maioria das regionais pelo Brasil, que optaram por aceitar o Acordo Coletivo.

A proposta contempla reajuste de 2,07% retroativo a agosto, compensação de 64 horas e desconto dos demais dias de ausência. O texto mantém os itens já existentes no último acordo coletivo. A cláusula que trata do plano de saúde, no entanto, continua sendo mediada pelo TST.

Apesar disso, o balanço feito pelo diretor de imprensa do sindicato, Luciano Zubinha é positivo. Para ele, o movimento obteve mais vitórias que derrotas. Os Correios já haviam aceitado a proposta e aguardavam apenas a decisão dos trabalhadores. A greve teve adesão em 26 estados e no Distrito Federal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.