Cepetro da Unicamp inaugura circuito de testes de escoamento de petróleo

0
155

Um grande circuito de testes de escoamento de petróleo foi inaugurado na Unicamp, no Cepetro – Centro de Estudos de Petróleo. Financiado pela Queiroz Galvão Exploração e Produção, o objetivo é testar equipamentos criados para esse fim e envolve pesquisadores e estudantes da universidade. O Coordenador do projeto, Antonio Carlos Bannwart, explica que o equipamento testado através desse circuito faz o bombeamento de um tipo específico de petróleo, com mais viscosidade que o encontrado no Pré-Sal, por exemplo.

Esse fluido, que foi depositado em bilhões de metros cúbicos ao longo da história geológica da terra, está acumulado no subsolo marinho, embebido em rochas porosas a quilômetros  de profundidade. Por isso, é preciso uma forma eficiente de trazê-lo à superfície, respeitando todas as restrições de órgãos reguladores, como a Agência Nacional do Petróleo. De acordo com Antonio, esse projeto contribui para a eficiência nesse complexo procedimento, além de atender ao compromisso da universidade de extensão à sociedade, ao contribuir com um setor que gera emprego e amplia o acesso da população a bens de natureza energética.

A Queiroz Galvão Exploração e Produção, além de patrocinadora, se beneficia desse projeto, por ser uma das empresas cadastradas pela ANP, como operadora de campos de petróleo. Paulo Rocha, Gerente de Reservatórios da empresa, explica que o escoamento de petróleo é um desafio para essa indústria. Os testes com essa bomba, que irá operar em águas profundas e em ambiente de baixas temperaturas e altas pressões, contribuem para as reduções de riscos ao escoamento.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA