Ouça ao vivo

Consumidor deve ter cuidado para não se endividar após recuperar crédito

A proximidade do fim do ano, época de maior movimentação financeira no mercado, faz com que muitas pessoas com o chamado “nome sujo” procurem instituições financeiras para recuperarem o crédito. A Serasa, por exemplo, já iniciou um feirão para que contribuintes quitem débitos com desconto. Segundo a empresa, mais de 60 milhões de brasileiros têm atualmente pelo menos uma dívida. Para o metalúrgico Diego Lefossi, zerar as dívidas significa começar uma nova fase.

A microempreendedora Tatiana Oliveira aproveitou o feirão para limpar o nome. Ela crê em novas oportunidades profissionais com crédito na praça.

Mas a recuperação do crédito também pode ser uma tentação para se contrair novas dívidas. O economista André Santos, da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, recomenda o gasto somente com o que for necessário para que o contribuinte não se perca com as contas.

Outra dica do economista é calcular se o valor de uma nova dívida, como a compra de veículo, por exemplo, vai caber no orçamento do consumidor. Para limpar o nome na Serasa, o contribuinte deve consultar com o órgão se a empresa à qual ele deve está no programa de renegociação de dívidas. O feirão termina no dia 30 deste mês.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.