Ouça ao vivo

Prova do Enem ajuda no vestibular, mas nota ruim não elimina candidato

O Exame Nacional do Ensino Médio hoje complementa as notas dos vestibulandos. Na preparação, os alunos precisam estudar as matérias específicas da área escolhida, mas também os conhecimentos gerais que caem no Enem, o que pode atrapalhar quem está focado apenas em algumas disciplinas. Mesmo assim, segundo o professor de pedagogia Marcelo Martins Bueno, quem foi mal no exame ainda tem chance de passar no vestibular e não deve desanimar, podendo até escolher outro local para cursar a universidade.

Guilherme Teixeira Rodrigues, de 20 anos, já estudava psicologia em uma faculdade particular. Por causa do valor das mensalidades, precisou trancar o curso. Agora, com a nota do Enem agregada ao vestibular, o estudante tem esperança de retomar a carreira em uma universidade pública.

Este ano, houve mudanças na prova do Enem, que passou a ser realizada em dois dias e dividida por áreas, como por exemplo exatas e humanas. Para a vestibulanda Tamires Duarte Branco, de 19 anos, que vai prestar Engenharia Química, a prova ficou mais difícil.

Cada curso usa uma nota específica do Enem para complementar o desempenho no vestibular. Por exemplo, um curso de Engenharia vai levar em conta as notas de Exatas com um peso maior. As notas do Exame serão divulgadas oficialmente em 19 de janeiro de 2018, depois que a maioria dos vestibulares já estiver sido realizada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.