Ouça ao vivo

Fiscais removem aparelho auditivo de jovem durante prova do Enem em Santa Bárbara d’Oeste

No último domingo, dia 5, foi realizado o primeiro dia de provas do Enem, e o tema da redação teve grande repercussão em todo o país, tratando da formação educacional de surdos no país.

Coincidentemente, em Santa Bárbara D’Oeste, um estudante surdo enfrentou problemas para realizar a prova. De acordo com o pai do jovem de 17 anos, ele já havia iniciado a prova quando dois fiscais pediram para ele sair da sala.

O jovem foi então submetido a um detector de metais, e teve o aparelho auditivo removido e colocado em um saco plástico. Somente após isso ele foi autorizado a retornar à sala e continuar a prova. O procedimento ocorreu mesmo com o jovem tendo indicado ser surdo na ficha de inscrição para o Enem. Ele diz que teve o desempenho prejudicado pela situação.

Além disso, ele relatou ainda que o aparelho deixou de funcionar após ser removido. O aparelho custou R$ 6,5 mil quando foi comprado há três anos, segundo o pai. Ele afirma que o filho sofreu abalo emocional por conta da situação, e talvez nem retorne para prestar o segundo dia de provas no próximo domingo, dia 11.

Um boletim de ocorrência foi registrado sobre o caso. O INEP, responsável pelo Enem, ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.