Ouça ao vivo

Novembro Azul incentiva público masculino a prevenir câncer de próstata

O mês de Novembro é o mês da conscientização masculina pela prevenção do câncer de próstata. Conhecida como Novembro Azul, a campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, e alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença.

Aspectos culturais, como o machismo, causam impacto no diagnóstico e controle da doença, muitas vezes associada com a perda da virilidade. Segundo o médico urologista da Urologia Campinas, Dr. Pedro Dametto Neto, o preconceito dos homens com o exame de toque retal é uma barreira que precisa ser quebrada.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, e causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve a doença. O Instituto do Câncer estima que somente entre 2016 e 2017, mais de 60 mil novos casos tenham sido diagnosticados.

Já que ainda não é conhecido o método para evitar o câncer de próstata, o exame preventivo garante que o diagnóstico seja precoce, o que eleva as chances de cura.

Em estágio mais avançado, as chances de cura são mínimas. Doutor Pedro Dametto Neto explica que é possível apenas realizar o controle.

Ele ressalta que a prevenção é simples: basta procurar um médico urologista e realizar os exames de sangue e toque retal uma vez por ano. No caso de alteração, uma biópsia pode diagnosticar o paciente.

A próstata tem a função de produzir um líquido que compõe parte do sêmen, para nutrir e proteger os espermatozóides. Homens com histórico da doença na família têm maior chance de desenvolver o câncer de próstata, assim como o sobrepeso e o tabagismo também são fatores que aumentam essa possibilidade. A prática de atividades físicas e alimentação saudável são atitudes que podem evitar o diagnóstico.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.