Ouça ao vivo

Pacientes diabéticos relatam não ter medicamentos e insumos mesmo com ordem judicial

Eles entraram na justiça e conseguiram o direito de receber medicamentos para o tratamento de diabetes, através da Secretaria Estadual de Saúde.

O problema é que a ação judicial tem sido insuficiente.

Pacientes crônicos e familiares relatam a dificuldade de ter acesso aos remédios essenciais para o tratamento, na unidade da Diretoria Regional de Saúde de Campinas. Também questionam a falta de uma resposta clara do Estado, como destaca Vera De Bella.

Antônio Carlos Martins conta que nesse ano ficou ainda mais difícil fazer o tratamento.

Com a falta de medicação e insumo, Raquel Gimenez e Larissa Tanikawa conta que têm que adaptar o tratamento contra o diabetes.

Cerca de 40 pacientes chegaram a fazer um protesto na Secretaria Estadual de Saúde, em Campinas.

Diante dos relatos, questionamos a o governo do estado. Em nota, criticou a judicialização da saúde, classificando como um fenômeno que distorce o conceito do SUS, já que privilegia o individual ao coletivo.

Sobre as situações específicas, afirma que em todos os casos de decisões judiciais, inicia imediatamente o processo de aquisição, mas acrescenta que é preciso seguir a lei de licitação, sendo que alguns fatores podem prejudicar a agilidade no processo, como o atraso por parte do fornecedor; pregões “vazios” (quando nenhuma empresa oferta o medicamento); ou os pregões “fracassados” (quando as empresas estabelecem preços acima da média de mercado, inviabilizando aquisição).

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.