Ouça ao vivo

Pesquisa da Unicamp pode ser importante passo para ampliar produção de etanol no país

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas colhe resultados que indicam que futuramente o Brasil poderá ter processos industriais de produtos como etanol de 2° geração, que é produzido a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. Esse é um material estratégico, já que o reaproveitamento pode aumentar em 50% a geração do biocombustível, sem ampliar a área de cultivo.

Porém, os desafios ainda são muitos. O pesquisador do laboratório de Enzimologia e Biologia Molecular de Microorganismos, André Ricardo de Lima Damásio,está desde 2013 dedicado na questão de enzimas que são essenciais no procedimento. Hoje, elas são caras e representam até 40% do custo do litro do etanol de 2° geração.

O objetivo é aumentar a produção ou potencializar as enzimas, para ter uma redução de custo. Resultados satisfatórios já foram encontrados, o que vem como uma notícia diante do atraso nesta área no país.

Atualmente, apenas multinacionais produzem enzimas, com patentes.                                    

O biólogo André Damásio usa o etanol na pesquisa, porém a produção em maior escala de enzimas poderá ter impactos positivos em outras áreas, como de detergente.

Essa pesquisa deve ser concluída em junho do ano que vem, mas o pesquisador já conseguiu um novo financiamento para dar continuidade aos estudos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.