Ouça ao vivo

Especialistas recomendam cautela para não cair em fraudes durante Black Friday

A Black Friday é uma data esperada com grande expectativa pelos consumidores. No ano passado, segundo o Busca Descontos, a Black Friday atingiu R$ 1,9 bilhões em vendas no Brasil. Com essa grande circulação de dinheiro, há também um aumento no  número de concessões de crédito para pagamentos parcelados, conhecidos como crediários. Por causa desse grande volume de vendas, muitos processos de avaliação de risco de crédito das grandes varejistas são encurtados.

Com validações mais frouxas e processos ainda manuais, as fraudes quase triplicam. E para evitar prejuízo, o consumidor deve triplicar também a atenção. De acordo com Bruno Bóris, professor de direito do consumidor da Universidade Mackenzie, quando a compra é pela internet, é preciso cautela principalmente se o fornecedor é pouco conhecido ou quando são oferecidos preços excessivamente baixos.

Além dos descontos oferecidos em lojas físicas, nos shoppings e nas ruas, os consumidores aguardam as oportunidades no e-commerce. Além de guardar as propagandas fazendo a captura de tela, Bruno recomenda guardar a nota fiscal e os comprovantes da internet, caso contrário, ficará difícil comprovar a fraude. A Black Friday  ocorre esse ano no dia 24 de novembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.