A Black Friday é uma data esperada com grande expectativa pelos consumidores. No ano passado, segundo o Busca Descontos, a Black Friday atingiu R$ 1,9 bilhões em vendas no Brasil. Com essa grande circulação de dinheiro, há também um aumento no número de concessões de crédito para pagamentos parcelados, conhecidos como crediários. Por causa desse grande volume de vendas, muitos processos de avaliação de risco de crédito das grandes varejistas são encurtados.
Com validações mais frouxas e processos ainda manuais, as fraudes quase triplicam. E para evitar prejuízo, o consumidor deve triplicar também a atenção. De acordo com Bruno Bóris, professor de direito do consumidor da Universidade Mackenzie, quando a compra é pela internet, é preciso cautela principalmente se o fornecedor é pouco conhecido ou quando são oferecidos preços excessivamente baixos.
Além dos descontos oferecidos em lojas físicas, nos shoppings e nas ruas, os consumidores aguardam as oportunidades no e-commerce. Além de guardar as propagandas fazendo a captura de tela, Bruno recomenda guardar a nota fiscal e os comprovantes da internet, caso contrário, ficará difícil comprovar a fraude. A Black Friday ocorre esse ano no dia 24 de novembro.