Ouça ao vivo

Unicamp adota cercado para ambulantes do HC e medida desagrada

Após um mês da retirada de ambulantes de frente ao Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, esses comerciantes informais voltaram e se mantém no entorno do HC.

A ação para retirada foi feita pela Setec e segurança do campus. Agora, uma medida chama atenção.

Com o comércio informal resistindo, a administração do hospital começou a cercar os ambulantes, com faixas e cones, limitando a área para venda de produtos como bolo, café e lanche. Cada um fica dentro de um cercadinho. Alguns sob sol forte, como Braz Augusto Vitorino que se sente humilhado com a situação.

Adriano da Silva fica em outro cercado e diz que a limitação imposta pela segurança da Unicamp prejudica as vendas. Ele ainda fala em atritos com funcionários e defende que o trabalho dele, beneficia os pacientes do HC.

Nós entrevistamos os pacientes Nelson Barbosa e Célia de Sousa que foram a favor dos ambulantes.

Em nota, a Unicamp informou que a Vigilância da universidade isolou a área com fitas porque seis ambulantes estavam invadindo o local destinado à circulação de pacientes do HC e à vagas para deficientes.

A Vigilância também tem orientado ambulantes no sentido de respeitarem a legislação. A Unicamp mantém contato com a Setec para garantir a fiscalização no local. Em agosto a administração central da Unicamp realizou reunião com representantes dos ambulantes. Os comerciantes receberam um documento com orientações para a participação nas feiras e foram novamente informados sobre as regras para participação nos editais.

A ocupação de espaço físico da universidade para o exercício de atividades comerciais ou de publicidade, sem o Termo de Autorização de Uso, é considerada irregular e clandestina, caso em que a Prefeitura adotará as medidas necessárias à desocupação do local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.