Ouça ao vivo

Vereadores tentam conter excesso de leis municipais para agências bancárias

Campinas tem atualmente cerca de 15 mil leis municipais. Muitas delas não são cumpridas, ou por desconhecimento das pessoas, ou por estarem completamente ultrapassadas. Somente para agências bancárias, há 48 leis em vigor no município. Uma Comissão Especial de Estudos na Câmara Municipal tenta consolidar algumas delas para que realmente funcionem e tenham alguma utilidade para a população. Segundo o vereador Paulo Haddad, do PPS, presidente da CEE, as exigências do poder público para os bancos em Campinas devem ser padronizadas em uma só lei.

Uma das leis mais polêmicas aplicadas nas agências bancárias de Campinas é a proibição do uso de telefone celular dentro dos estabelecimentos. Criada com o objetivo de impedir o crime conhecido como “saidinha de banco”, a determinação acabou ficando obsoleta porque muitos bancos utilizam hoje os aplicativos de celular para facilitar transações financeiras. O vereador Paulo Haddad explica que por ser um projeto aprovado em votação, a revogação ainda precisa ser discutida em plenário.

Por enquanto, a consolidação de uma lei única para o funcionamento de agências em Campinas não terá discussões com representantes da rede bancária. Mas a Comissão Especial de Estudos vai se reunir com pessoas indicadas pela Prefeitura para apresentar possíveis adequações.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.