Ouça ao vivo

Após quase quatro anos de obras, Terminal Metropolitano de Americana é inaugurado

Terminal de Americana - Foto: Guilherme Pierangeli

Após quase quatro anos de obras e contratempos, o Terminal Metropolitano de Americana foi inaugurado oficialmente na manhã deste sábado, 16, em cerimônia com a presença do Governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A obra foi iniciada em 2014, e de lá para cá ocorreram liberações parciais e mudança de construtora, atrasando em muito o prazo inicial de entrega, que era de 12 meses. Esses contratempos deixaram a população de Americana desconfiada sobre cada novo prazo que era divulgado.

Até mesmo o Prefeito, Omar Najar, do PMDB, teve dúvidas quanto à última promessa feita pelo Governador. “Esse projeto é de 2014, teve atrasos devido a circunstâncias (…) mas o Governador esteve aqui há 20 dias, prometeu que iria ‘dar um gás aqui’, eu até tinha duvidado, mas graças a Deus ele conseguiu, e a gente fica satisfeito, pois a população será bem atendida em um ambiente moderno e novo”.

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, comentou alguns dados do novo terminal. “Investimento de R$ 23 milhões, 6,5 mil m² de construção, 131 ônibus que passarão aqui todos os dias, o local poderá atender até 50 mil pessoas por dia, o terminal tem acessibilidade, escadas rolantes, elevadores, comércio”.

O terminal integra o trecho Nova Odessa/Americana/Santa Bárbara D´Oeste do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares, que será concluído até o final de 2018, segundo o Governador Geraldo Alckmin, que também contou quais serão as próximas obras do corredor. “Nós em janeiro estaremos entregando também mais 1,9 km de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Europa, mais duas paradas, mais 3,1 km em Santa Bárbara, e estaremos iniciando o viaduto João Nicolini, em Nova Odessa, que já está também contratado. Então teremos uma sequência de obras até terminar, no ano que vem, o corredor metropolitano”.

Concluídas na última semana, as obras do terminal foram conturbadas. Sucessivos problemas com a construtora acabaram atrasando a entrega. Em agosto de 2015, o governador Geraldo Alckmin, chegou a garantir que a entrega ocorreria em dezembro daquele ano. De fato, o terminal entrou em operação em dezembro de 2015, mas de forma parcial, com apenas uma das duas plataformas.

Em maio de 2016 o terminal passou a operar de forma plena, com as duas plataformas, mas ainda inacabado, sem o segundo andar. Também em maio de 2016 a EMTU rescindiu contrato com a construtora que era responsável pela obra, alegando o não cumprimento de prazos. As obras ficaram paradas por um ano. Foi necessária uma nova licitação, e em maio deste ano as obras foram retomadas, e agora, concluídas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.