Ouça ao vivo

Gastos com compras de Natal podem fazer consumidor contrair novas dívidas

As compras de Natal devem fazer circular mais de R$ 51,2 bilhões em todo o Brasil, de acordo com projeção da Serasa Experian. No mesmo período do ano passado, foram gastos R$ 50 bilhões, segundo o órgão. A maior demanda de dinheiro pode ser uma armadilha para o consumidor contrair dívidas. Segundo a Serasa, o número de pessoas endividadas aumentou 4,45% em outubro deste ano, comparado ao mesmo mês de 2016. São 61 milhões de devedores em todo o país. O especialista em recuperação de crédito Caio Katayama chama a atenção para o aumento dos gastos nessa época do ano e pede cautela aos compradores.

Segundo o especialista, os consumidores que não têm renda fixa devem gastar o menos possível no Natal para que as dívidas não fiquem incontroláveis. Caio Katayama recomenda a compra de presentes e também de pratos mais simples na ceia.

O especialista em recuperação de crédito resume em cinco itens as recomendações básicas para o consumidor não ficar com o nome sujo. São elas: planejamento adequado, calcular quanto pode gastar, pesquisar preços, pagar as contas à vista e não gastar todo o 13º salário com presente, já que impostos como o IPTU e o IPVA são cobrados a partir de janeiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.