Ouça ao vivo

Preço do botijão de gás sobe e aumento será repassado ao consumidor

Foto: Marco Guarizzo

A Agência Nacional do Petróleo anunciou no início desta semana mais um aumento no valor do botijão de gás de cozinha. O reajuste é de 8,9%. Nesta terça-feira, alguns distribuidores ainda revendiam o produto pelo preço antigo, em média de R$ 68, pois os botijões vendidos ainda são de uma remessa anterior da Petrobras. Mas o valor subirá para cerca de R$ 75 a unidade. A comerciante Jaqueline Soares explica que as distribuidoras são obrigadas a repassar o aumento aos consumidores e tem recebido reclamações.

Edna Moreira é proprietária de um restaurante em Campinas. com o reajuste no preço do gás, ela conta que os lucros do estabelecimento diminuem porque perderia clientes caso aumentasse o valor da refeição.

A necessidade de se gastar com a compra dos botijões de gás preocupa ainda mais para quem está sem emprego, como é o caso de Alessandro Oshiro.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo informou que o reajuste oscilará entre 7,3% e 9,9%, de acordo com o polo de suprimento.  Segundo a instituição, o ajuste anunciado deixa o preço praticado pela Petrobras para os botijões de até 13 quilos aproximadamente 1,3% abaixo do preço de paridade internacional.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.