Ouça ao vivo

Morador do Jd. Lisa II critica falta de infraestrutura mesmo pagando IPTU

Todo mês de janeiro, Silvano Rodrigues da Mota e moradores do Jardim Lisa II, no Campo Grande em Campinas recebem o carnê do IPTU. Em 18 anos que mora no local, no entanto, Silvano não vê melhorias no bairro, que não tem esgoto e o asfalto não chega.

A própria reportagem da CBN pôde constatar que a situação dele não muda. No ano passado, a repórter Valéria Hein esteve no local e os problemas eram os mesmos. Naquela ocasião, a prefeitura chegou a dizer que o bairro não era regularizado.

Com tanto tempo sem infraestrutura, Silvano Rodrigues da Mota já mostra descrença. Está cansado de promessas.

A Sanasa, em nota, comentou a alegação dos moradores de que eles pagam IPTU dizendo que o pagamento do imposto não tem relação somente com a rede de esgoto, podendo ser emitido desde que o bairro tenha duas das cinco melhorias previstas no Código Tributário Nacional. São elas: meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais; abastecimento de água; sistema de esgotos sanitários; rede de iluminação pública; escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros do imóvel considerado. No caso do Jardim Lisa II há rede de água, iluminação e unidade de ensino.

Diz ainda que 90% do Jardim Lisa II tem rede de esgoto e nos endereços citados e nas demais ruas, há um projeto de ampliação.  Informou que já está pronto, mas ainda passa por análise técnica. A previsão é que até o 2° semestre os 10% restantes da rede estejam concluídos.

Sobre asfalto, a prefeitura disse que também já há um projeto, mas busca recursos para execução, destacando que as obras de pavimentação, geralmente, são feitas após a instalação de rede de esgoto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.