Ouça ao vivo

85% dos brasileiros não têm condição de pagar as contas de início de ano à vista

Apenas 15% dos brasileiros dizem ter condições de pagar as contas sazonais do começo do ano, como IPTU e IPVA. É o que aponta um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Diante disso, o jeito é parcelar e começar um novo ano com dívidas. É caso de Carmem Fernandes.

Maria do Carmo Silva tem 73 anos, aposentada e isenta do IPTU. Mas para ela, o ano começa difícil até para pagar a taxa de lixo e outras necessidades. Problemas de saúde desestabilizaram ainda mais as finanças.

Apesar das dificuldades, Marcela Kawauti economista do SPC Brasil, reforça que pagamento a vista, mesmo com descontos baixos como do IPVA de São Paulo, em 3%, compensam. Para quem não tem outra opção senão parcelar, a recomendação é honrar a dívida.

Com os impostos e tantas contas, tem gente que até comemora o fato de não ter mais determinado bem.

Apesar dos relatos de dificuldades para pagar as contas, o levantamento do SPC aponta que 32% dos consumidores guardaram ao menos parte do 13º salário pensando em cobrir os gastos do início do ano, 27% abriram mão de compras no Natal e 21% passaram a fazer algum bico para acumular uma renda extra.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.